domingo, 25 de janeiro de 2009

SEO - Search Engine Optimization

Search Engine Optimization (SEO), em português Optimização de Sites, MOB e Optimização para Buscas, trata-se de obter o melhor resultado de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de pesquisa. Recorrendo às técnicas SEO, consegue-se obter um melhor posicionamento num motor de busca, como o Google ou o Yahoo.

Antes do aparecimento do SEO as páginas apareciam ordenadas alfabeticamente, contudo, actualmente, o posicionamento passou a depender da relevância, que, por sua vez, é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

O SEO pode ser dividido em duas partes: factores internos, intrínsecos ao website, e factores externos, que abordam a relação do meu website com os restantes. Estas duas condicionantes, permitem a estabelecer o nível de interesse da página, bem como as palavras-chaves da mesma.

Para contornar os critérios de catalogação de uma página web, existe o Black Hat Seo, o lado negativo do SEO. Esta ferramenta utiliza técnicas que tentam enganar os algoritmos dos motores de busca para melhorar o posicionamento da página, como o uso de texto invisível ou a exibição de conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Contudo, uma vez descoberta a “falcatrua”, os motores de busca podem punir o website, desde atribuindo-lhe menos importância, ou mesmo excluindo-o da sua base de dados.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Ficam os meus comments:
Responde ao pedido, explorando o conteúdo baseado em citações; de uma forma geral são claras as vantagens mas nem tanto as desv. Multimédia podia ser mais explorado