quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Marketing tribal

O marketing tribal é uma forma de marketing que aposta na criação de grupos com interesses comuns, as ditas “tribos”. Desta forma, é possível direccionar produtos que vão ao encontro às suas necessidades e desejos, principalmente porque, na opinião do especialista americano Faith Popcorn, o público está “desiludido com as antigas autoridades e impossibilitado de saber sobre si próprio. As pessoas dependem dos amigos para dizer no quê e em quem confiar.”

Esta técnica reveste-se de particular importância no âmbito das empresas e organizações, na medida em que lhes possibilita a criação de consumidores fiéis, que partilham os mesmos gostos, ideais, interesses, sentimentos; ao invés de olhar para o público como um todo, verifica-se uma cada vez mais frequente segmentação de mercado.

Um dos modos mais usuais de propagação de uma marca, tendo em conta esta técnica, é o WOM, Word Of Mouth, ou seja, o passa-palavra. São os próprios consumidores que divulgam o produto / serviço aos seus pares, algo facilitado pelas novas tecnologias que permitem trocas de informação em tempo real, para qualquer lugar do mundo. Quem ganha é o produtor: baixos custos, fidelização de consumidores e fortalecimento da relação entre a empresa e os clientes e os próprios clientes.

Quanto a desvantagens, podemos destacar o facto dos critérios sócio-demográficos passarem para segundo plano; além de se tratar de uma técnica direccionada para nichos de mercado, podendo levar a uma rejeição ou desconhecimento pela maioria dos consumidores.

Exemplo
Nos últimos anos, a Galp tem investido em campanhas publicitárias que giram em torno de um mesmo tema: a Selecção Nacional de Futebol.

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