domingo, 18 de janeiro de 2009

Punk Marketing

O movimento punk, impulsionado nos EUA, na década de 70, revelou-se um marco de manifestação cultural, onde liberdade de expressão, ousadia e ideias agressivas são os conceitos chave.

O mundo empresarial viu neste movimento um escape às técnicas tradicionais do Marketing, e daí nasceu o Punk Marketing que “é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das corporações para os consumidores”, afirmam os impulsionadores do manifesto Punk Marketing, Richard Laermer, guru das Relações Públicas dos EUA, e Mark Simmons, director da Crispin Porter + Bogusky, da Califórnia

As acções baseadas nesta técnica aproximam-se a consumidores com determinados tipos de requisitos; e pautam-se pelo uso de variadas técnicas. Mas tudo isto pode falhar redondamente se for levado ao extremo. Em tempos onde é preciso ser criativo para vender mais, sair do lugar comum e tradicional é, sem dúvida, um diferencial significativo.

O manifesto Punk Marketing assenta em quinze lemas: evite o risco e morra, questione “por que não?”, assuma posições fortes, não participe em mexericos, abdique do controlo, exponha-se, faça inimigos, deixe os outros desejos por mais, seja mais inteligente que os adversários, não se deixe seduzir pela tecnologia, conheça-se bem, esqueça as “tretas” do Marketing, não deixe que outros estabeleçam as suas metas, use as armas da revolução. O último lema fica a cargo dos leitores, que podem enviar sugestões para completar o manifesto, através da pagina www.punkmarketing.com.



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