sábado, 17 de janeiro de 2009

Marketing de Guerrilha

Se utilizarmos acções de comunicação e publicidade que quebrem a rotina do dia a dia, o quotidiano, o usual, com algo surpreendente e fora do comum, estamos a utilizar a técnica Marketing de Guerrilha.

“Acho que todas as empresas que estão hoje em dia abertas a investir em comunicação têm um potencial enorme para investir em marketing de guerrilha. E quando se pensa em televisão, séries e discos, a abertura é maior porque lá fora já é feito com sucesso e há exemplos fáceis de adaptar em Portugal”, defende André Rabanea, CEO da Agência Torke, especialista em Marketing de Guerrilha e que conta com uma vasta carteira de clientes, onde se destaca a FOX.

Actualmente, com a saturação da imprensa tradicional e a dispersão dos alvos, as grandes empresas e instituições apostam muito nesta tendência, porque se recorre a uma comunicação mais ousada e criativa, de baixos custos e com necessidade de menos recurso humanos. A incerteza quanto ao resultado da acção é um risco que sempre se corre.

Exemplo
Um recente exemplo de marketing de guerrilha foi a fantástica acção desenvolvida para a rede de cafetarias Starbucks , nos Estados Unidos, pela agência Clear Channel Taxi Media. A ideia consistia em deixar copos de café "esquecidos" nos tectos de cerca de 50 táxis em Boston. As pessoas nas ruas olhavam e apontavam tentando avisar o motorista de que ele tinha deixado um copo em cima do carro.

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