segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Endomarketing

Hoje em dia é cada vez mais necessário ter dentro das empresas equipas de trabalho de grade talento, motivadas e em sintonia com os objectivos das empresas!
Endomarketing pode ser definido como um conjunto de acções que as empresas usam para promover a sua imagem aos funcionários,utilizando as modernas ferramentas do marketing, dirigindo todo este esforço para os funcionários e colaboradores das organizações.
Os funcionários de uma empresa necessitam cada vez mais de informação precisa, reconhecimento e estimulo para realizarem um bom trabalho!
Para Medeiros Brum os objectivos do Endomarketing são dois (Brum, 1998):
1) Reduzir a falta de informação dentro das empresas, pela informação directa e transparente.
2) Incutir nos funcionários as metas e objectivos da empresa, para que eles " tenham amor a camisola"
Medeiros Brum diz também que Endomarketing “é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender, encantar e entusiasmar o cliente” dizendo ainda, “é um esforço feito por uma empresa para melhorar o nível de informação e, com isso, estabelecer uma maior aproximação com o seu funcionário”
Saul Faingaus Bekin, autor do termo “Endomarketing”, define-o como “acções de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focalizadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e das do terceiro sector, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental”.

Podemos então concluir que o Endomarketing está focalizado na motivação, comunicação, comprometimento e valores dos funcionários bem como a satisfação do consumidor utilizando para isto os instrumentos de marketing. O Endomarketing tem como principal objetivo fortalecer as relações internas da empresa tendo como função de infligir a noção de cliente e fornecedor interno, fazer com que todos os funcionários a mesma visão sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua. O que propicia melhorias tanto na qualidade dos produtos como na produtividade pessoal e na qualidade de vida no trabalho.

Deixo-vos dois vídeos que tentam de uma forma “diferente” explicar o Endomarketing.

Espero que tenham entendido este conceito de Marketing!
Se tiverem qualquer dúvida por favor perguntem!




1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Vantagens estão implícitas, mas não refere desvantagens nem explica exemplos